A dermatologia é uma especialidade médico-cirúrgica que, para além do tratamento médico, recorre sempre que necessário, ao método cirúrgico mais conveniente (cirurgia dermatológica, curetagem, criocirurgia, electrocirurgia, laserterapia) para o tratamento de várias lesões cutâneas.
Os recursos disponíveis em dermatologia para o diagnóstico e tratamento das doenças da pele tiveram um grande desenvolvimento nos últimos anos, com avanços na compreensão da fisiopatologia de várias doenças, aparecimento de novos medicamentos e equipamentos sofisticados que auxiliam no diagnóstico e no tratamento de muitas patologias.
O recurso a consulta de dermatologia pode ser motivado por várias doenças da pele:
- Acne, dermatite atópica, dermatite de contacto, rosácea, alopécia androgenética masculina e feminina, peladas, hirsutismo, psoríase, vitíligo, micoses, patologia das unhas, erisipela, impétigo, verrugas, pitíriase rósea, pitiríase versicolor, moluscos, dermatite seborreica, líquen plano, escabiose, lupus eritematoso, esclerodermia, dermatomiosite, pênfigo, penfigóide bolhoso, etc.
- Outra razão que motiva consulta de dermatologia prende-se com a preocupação em relação ao cancro da pele. Os “sinais” que alteram necessitam de ser observados e examinados para decidir da necessidade, ou não, da sua exérese.
- A dermocosmética com recurso a produtos farmacêuticos, peelings, laser, etc. Tem, também, procura crescente.