No Inverno são frequentes as queixas de pele seca, muitas vezes com prurido. Em casos mais severos pode surgir inflamação (eczema) associado à secura da pele.
O vento, o frio e o ar seco no interior das habituações aquecidas, o banho com água mais quente e a redução da transpiração contribuem para a secura da pele durante o Inverno.
Alguns conselhos para evitar os efeitos negativos do tempo frio na sua pele:
– Evitar o banho com água muito quente, preferir banho rápido com água morna.
– Evitar o uso excessivo de sabões e se tiver a pele muito seca, dar preferência a agentes de limpeza menos secativos, habitualmente designados “pain” ou “syndet”.
– Aplicar creme hidratante após o banho, que no inverno deve ser mais gordo e aplicado uma ou mais vezes ao dia, particularmente nas zonas mais secas, tais como braços, pernas e mãos. Na face é importante usar creme hidratante, mas os cremes gordos podem não ser adequados quando a pele é oleosa com tendência para acne.
– Evitar roupa de lã em contacto directo com a pele, o algodão é melhor tolerado.
– Nos lábios, pode ser necessário a utilização de creme labial ou batom gordo várias vezes ao dia para evitar o cieiro.
– Nas habitações com aquecimento pode ser útil a instalação de humidificadores.
Beber água, manter uma boa hidratação é sempre importante, mas não é suficiente para evitar a secura da pele, pelo que os cuidados, atrás referidos, para evitar a remoção excessiva da gordura natural da pele e a aplicação de creme hidratante / gordo são fundamentais para manter a sua pele saudável durante o inverno.