Skip links

Psoríase

Psoríase

 

A psoríase é uma doença inflamatória crónica que afecta a pele de cerca de 2% da população portuguesa. A forma de apresentação mais comum é a psoríase em placas, consistindo em manchas avermelhadas recobertas por escamas brancas ou prateadas. Podem aparecer em qualquer local da pele, mas são mais comuns no couro cabeludo, cotovelos, joelhos e região lombar.

 

A causa não está inteiramente esclarecida, mas sabe-se que tem uma base genética que condiciona uma anormal activação de vias inflamatórias. Diversos factores, incluindo o stress, infecções e alguns medicamentos, podem induzir o seu aparecimento ou contribuir para surtos de agravamento.

 

O tratamento deve ser individualizado e depende do tipo de psoríase, da extensão das lesões, de outras patologias existentes e da medicação crónica habitual. Nas formas ligeiras, o uso de medicamentos tópicos para aplicação nas lesões pode ser suficiente. Em casos mais extensos pode ser necessária a fototerapia, com exposição à luz ultravioleta B de banda estreia. Podemos também utilizar vários medicamentos, por via oral, que são razoavelmente eficazes, mas o risco de efeitos secundários cumulativos aconselha a que sejam empregues por períodos não muito prolongados.

 

Mais recentemente, nos casos de psoríase grave, com envolvimento de mais de 10% da superfície corporal, em que os fármacos clássicos se revelaram ineficazes ou estão contra-indicados, podemos recorrer a medicamentos biológicos. Estes fármacos, que na maioria dos casos são anticorpos específicos produzidos por técnicas de biologia molecular, são administrados, habitualmente, por injecção subcutânea. No organismo eles ligam-se a moléculas circulantes ou receptores celulares, que estão anormalmente activados, e bloqueiam estas vias inflamatórias responsáveis pelo aparecimento da psoríase.

 

Com o recurso a estes agentes biológicos é possível o desaparecimento completo ou quase completo das lesões de psoríase. Ainda não é uma cura, mas é um grande avanço no tratamento da psoríase e uma melhoria enorme na qualidade de vida destes doentes.